quarta-feira, setembro 20, 2006

Fui agora mesmo visitar o blog de CC, coisa que não faço há muito tempo e deparei-me com um post desse grande senhor (que muito me ensinou) durante este ano lectivo, que achei por bem partilhar com esta comunidade.
Plagiando o Grande Quedas:
..
"Aproveitando uma pequena pausa aqui no trabalho, decidi vir dar aqui um ar de minha graça, uma pérola de sabedoria do vosso veterano fantasmagórico de já tão velho e caduco.
.
Sempre considerei o início do nosso curso um pouco como a iniciação dos fuzileiros. Começa de uma forma extremamente violenta, para eliminar os fracos de espírito. Depois vem o segundo ano, que é pior ainda, este mesmo para separar os homens e mulheres dos meninos e meninas. E depois lá vêm as sonhadas cadeiras práticas, que não têm assim tanto de práticas mas ainda assim são um bocado mais interessantes. Se bem que eu gosto de cadeiras teóricas por isso sou um pouco suspeito.
.
Mas queria aqui desfazer um mito. Uma crítica que se faz frequentemente ao nosso curso é que não nos prepara (e refiro-me aqui aos que, como eu, tirarem a vertente de jornalismo) para o mundo do trabalho. Não se iludam. Nenhum curso prepara. Um jornalista do Público onde trabalhei disse-me uma vez que ninguém entra pela primeira vez num jornal a saber fazer jornalismo. Ninguém. E os alunos de CC da FCSH sempre têm a vantagem de chegarem com uma bagagem cultural que lhes permite interpretar e preparar artigos de um modo muito mais inteligente e competente. Acreditem que vão muito mais bem preparados do que pensam. Por isso, divirtam-se com as cadeiras de que gostam, estudem para as cadeiras de que não gostam, e guardem as ocasionais linhas de cocaína para as cadeiras que envolvam conceitos de semiótica.
.
Por fim, queria acrescentar que tudo isto que eu disse até aqui interessa muito pouco. Para todos os que já começaram a fazer contas à média final de curso, esqueçam tudo isso. Não percam tempo com essas banalidades. Se conseguirem chegar ao fim do curso com pelo menos um amigo com o qual possam partilhar verdadeiramente tudo, considerem-se verdadeiramente afortunados. Até esse momento chegar, adoptem um método científico de teste e erro e vão a todas as festas que conseguirem ;)
.
Despeço-me de volta à campa (de onde, apercebo-me, provavelmente não deveria ter saído) e desejo-vos boa sorte para os exames que ainda faltarem (sim, porque de todo este meu paleio eu até era um rapaz bastante aplicadinho).
.
Cumprimentos do Além,Quedas "O Bravo" "
..
Segunda-feira, Junho 05, 2006

7 comentários:

J. disse...

desculpem lá:"(que muito me ensinou) durante este ano lectivo,"... Tudo dentro dos mesmos parêntesis :P

Alexx M. disse...

Epah gd Quedas!!! Gstei dos conselhos dele, são muito mlhores do que mtos que tenho ouvido por aí ;)

Mas...

EU NÃO QUERO IR PARA JORNALISMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Logo, quero lá saber se as cadeiras nos preparam bem ou mal, eu quero é que me preparem bem para comunicação estratégica, loool. (se bem k acho k tb n terei mta sort, mas pronto....)

Bjs gds pa ti Gavi e pó nosso querido Quedas, o Bravo****

Paulo disse...

BRAVO!!!!!!!!!!!!!!!!

J. disse...

é d mim ou est blog tá a morrer!? :|

Alexx M. disse...

É pk o ppl ainda tá todo em clima de férias, n t preocupes... Isto a partir d dia 2 volta ao normal =P

J. disse...

lolol espero k sim :P

T. disse...

claro k sim!!!

este rapaz é um senhor!!! =D