terça-feira, outubro 31, 2006

E quando, INGENUAMENTE, pensámos que já tínhamos visto de tudo eis que...

... surge aquela aula de Retórica!
.
Segunda-feira, 19h da noite, um anfiteatro quase cheio mas, mesmo assim, íntimo.
Por muito que a matéria não me estivesse a puxar já que estive a limpar a carteira e a pôr a conversa em dia, consegui ter uma das melhores aulas dos últimos tempos.
.
Começou com uma simples pergunta sobre o que é o relativismo, à qual o nosso querido Venturinha responde (inteligentemente) "o relativismo é o ismo precisamente do relativo". E eu pensei: "precisamente! p'ra quê complicar!"...
.
Momento a partir do qual denotei no senhor professor um quê de rebeldia que logo me fez prestar mais atenção à aula. Momentos depois, entre sms e conversas paralelas lá oiço vinda do nada (já que estava descontextualizada) a frase "Apanho uma cirrose se beber todos os dias uma garrafa de Whiskey, mas não faz mal!". Resposta instantânea da minha parte: palmas (um pouco audíveis demais e embaraçosas para a pessoa ao meu lado, as minhas desculpas).
.
Lá continuou a aula, entusiasmadíssimo, quando nos decidiu contar a história de Pirlo (ou o que quer que lhe chamem...) sobre a sua queda numa vala. O que acontece a seguir na história, acho (não confirmo) é que o amigo de Pirlo (um céptico tal como o homem da queda) decide ajudá-lo a levantar-se, ao que Pirlo responde: "Não me devias ajudar, devias continuar a ser céptico e não acreditares que eu caí!"... Isto é de mim ou é conversa de bêbados?!
.
Passando por alto por afirmações como "Não leiam o Discurso do Método, Descartes enjoa" ou por murros na mesa ("Eu dou murros na mesa porque me apetece"), já que não podemos estar aqui o dia todo, chegamos ao auge da aula:
.
"Imaginem que eu era preso aos 16 anos por consumir haxixe... (pausa) Não fui (pausa) Não fui apanhado (riso nada contido)"
.
E eu pensei: Venturinha, gabinete, charro, FCSH!
Ou melhor...Pensei: E rodar não?!
.
É a educação que temos... E que gostamos de ter! =D

10 comentários:

Anónimo disse...

LINDO!!!xD
Essa ultrapassa a do Rosinha "O alcool queima os neurónios....que se lixe!"
E eu que n fui a essa aula de Retórica...com sorte, pá próxima o sr já leva a garrafa de whiskey e o haxixe!

fairy dust disse...

Eu juro solenemente que não falto mais a retórica!

Alexx M. disse...

Ai aquele homem mata.m!!

strawberry disse...

essa aula foi linda! as palminhas e as mensagens (algumas ao engano =x) e os risos. tudo!

T. disse...

aaaaaaaaaaahh post a demonstrar o quão brilhante foi essa aula...mt bem contado gavi!!!

ele tava on fire! amei!=D

Anónimo disse...

ehh...aulas desta nao tenho eu... =(
ms tenho o meu prof d ciencia politica q é qs o mm =P
grande post sim sr ;)**

Anónimo disse...

opahhh ... e venham mais aulas assim ... ao rubro completamenteeee! mas de facto, já estavaaa na altura de lhe despertarmos a atençao para akilo que pode ser o bom uso da educação: afinal partilhar é um princípio fundamental do ensino ... ele k deixe mas é de partilhar conhecimentos e passe ao k interessa: "a ganza" ...

uma ganzita ou outra nunca fez mal a ng e o venturinha é a prova viva disso (ihihihi)

gostei, boa descriçao da aula.. ah e as tuas sms desconcentraram-me!!! =P

T disse...

O nome do céptico é Pirro, pessoal. E o livro está aqui: http://classicpersuasion.org/pw/diogenes/ .

J. disse...

my mistake! ;P

e tb cm eu disse, cd um lhe chame o que quiser, pirlozinho pa mim é bónitooo!

StupiDreamer disse...

ahh e eu não tive nessa aula. só na doo «emoções é muito afemeninado. afectações é que é!»
O Venturinha..hum..tenho de lhe falar de uns negócios :X
ahah
Com professores destes é que se aprende!